Um Novo Capítulo para a Navegação À Vela: Beneteau e Fountaine Pajot Unem Forças na Eletrificação

O Groupe Beneteau e o Fountaine Pajot Group anunciaram a criação da E-LEKTRA MARINE, uma joint venture 50/50 que reúne sete marcas de referência da vela — Beneteau, Jeanneau, Lagoon, Excess, Fountaine Pajot Sailing Catamarans, Fountaine Pajot Yachts e Dufour — com o objetivo de acelerar a eletrificação da navegação à vela e desenvolver soluções de bordo com baixas emissões. A iniciativa assenta em tecnologias já desenvolvidas pelos dois grupos e pretende criar uma plataforma escalável que defina um padrão comum para a indústria.

Hoje, mais de 99% das embarcações à vela continuam a depender de motores a gasóleo. Mesmo os barcos concebidos principalmente para navegar à vela necessitam de motores de combustão para manobras em porto, períodos de pouco vento e necessidades energéticas a bordo.

Para responder a esta realidade, a E-LEKTRA MARINE irá desenvolver sistemas elétricos e híbridos integrados capazes de gerir propulsão e autonomia energética numa única arquitetura. Estes sistemas otimizam os fluxos de energia entre propulsão, produção solar, baterias, geradores, ligação a terra e consumos a bordo, com monitorização em tempo real através de interfaces simples e intuitivas.

A iniciativa conta ainda com parceiros especializados como Alternatives Energies, Cirtem e EVE System, além da experiência industrial dos dois grupos.

Ao combinar os volumes de produção destas sete marcas, que representam cerca de 60% do mercado global da vela, a E-LEKTRA MARINE pretende alcançar a escala necessária para tornar as soluções elétricas mais simples, competitivas e amplamente adotadas, através de um sistema aberto e normalizado.

O objetivo passa por apoiar a eletrificação de 10% a 15% do mercado global da vela até 2030, o que representa várias centenas de embarcações por ano.


Mathieu Fountaine (esquerda) e Bruno Thivoyon (direita)

“Com a E-LEKTRA MARINE, dois grandes intervenientes da indústria da vela juntam-se numa aliança inédita para acelerar a eletrificação da navegação à vela. Ao combinar a nossa experiência industrial, pretendemos estabelecer normas abertas e tornar as soluções de baixas emissões mais simples, acessíveis e escaláveis.”

— Bruno Thivoyon, CEO do Groupe Beneteau

“Após vários anos de implementação, a Alternatives Energies demonstrou que existem soluções escaláveis. A joint venture E-LEKTRA MARINE com o Groupe Beneteau mostra que a nossa indústria pode mobilizar-se em torno de objetivos ambientais comuns. Hoje, a eletrificação torna-se essencial; é agora necessário torná-la acessível a todo o mercado da vela.”

— Mathieu Fountaine, Diretor Executivo Adjunto, Fountaine Pajot

Na Soproyachts, como importador oficial da Beneteau Sailing e da Fountaine Pajot em Portugal, recebemos com satisfação este desenvolvimento e a clara evolução do setor para soluções de navegação mais sustentáveis e tecnologicamente avançadas.

+351 926 974 152

info@soproyachts.com